ATUAÇÃO

Gestão Ambiental e Territorial

A gestão ambiental é um instrumento gerencial que contribui para a sustentabilidade do negócio. Ela estimula a busca e a criação das melhores práticas de competitividade para organizações de diferenciados segmentos econômicos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes, preferindo e sabendo valorizar os serviços e produtos feitos por empresas que investem em ações de preservação e recuperação do meio ambiente.
Uma gestão ambiental bem feita pode agregar valor ao produto, aumentar a visibilidade da empresa e contribuir para a sua boa reputação.
A administração pública também é beneficiada por uma boa gestão ambiental, visto que ela colabora para que os recursos naturais dos territórios sejam aproveitados de forma sustentável, gerando valores sociais e econômicos. Tanto a gestão ambiental pública quanto a privada criam meios para que o uso e a ocupação do espaço público e privado sejam feitos de forma planejada e organizada, maximizando os impactos positivos e mitigando os efeitos negativos que as atividades humanas causam.
Um sistema de gestão ambiental e territorial eficiente funciona por meio de mecanismos operacionais que possibilitam um melhor conhecimento das áreas de atuação. A agilidade na produção de ações que respondam devidamente às demandas surgidas nos processos de intervenção também é característica de uma competente gestão ambiental.
A Expressão Socioambiental desenvolve soluções que contribuem para a concepção da política e sistema de gestão ambiental que se pretende implantar, assim como para o fortalecimento das gestões já atuantes. São diversos os produtos auxiliares e estruturadores de uma eficiente gestão ambiental e territorial. Apresentamos alguns deles:

Produtos
Diagnósticos Socioambientais;

Planos Diretores Participativos e Interativos;

Zoneamento Ecológico Econômico;

Plataforma de dados territoriais georreferenciados.